Tipos de Tubulações e as Utilidades nas Construções

tubulações

Quando se trata de serviços de engenharia muitas são as possibilidades de materiais, e vários fatores devem ser levados em consideração nas escolhas dos mesmos, critérios esses que vão desde custos, até durabilidades, ou até mesmo questões ecológicas se sobressaem na escolha do material. Ficou em dúvida sobre qual tubulação deve utilizar na sua construção? Leia esse blog que nós da Engenharia Hidro Limpa tiramos suas dúvidas.

Abaixo listamos os 4 tipos de materiais mais utilizados em tubulações numa construção.

1- TUBULAÇÃO DE COBRE

Uma das tubulações mais comuns e que há mais tempo é utilizada, são os tubos de cobre. O material é usado há algum tempo e apesar do custo um pouco mais elevado se comparado com outros tipos de materiais que listaremos a seguir. Com uma baixa taxa de manutenção é o mais recomendado quando o assunto é água quente. Um dos pontos negativos dos canos de cobre é o seu baixo isolamento acústico, o que o torna um pouco mais inconveniente para pessoas que não gostam de algum ruido ao abrir a torneira.

2- TUBULAÇÃO DE PVC

O tipo de tubulação mais utilizado nas construções brasileiras. Os tubos de PVC (Policloreto de Vinila) tem como grande ponto positivo o seu baixo custo comparado com os demais. Os mais comuns são os tubos marrons que suportam as temperaturas médias das águas brasileiras, além de possuir uma neutralidade química que evita contaminações do seu sistema de águas. Não é muito recomendado para águas com temperaturas muito elevadas e observa-se a importância de manutenções periódicas para evitar acúmulos e entupimentos. Em todo o caso, pode contar com o Grupo Hidro Limpa na manutenção e restauração das suas tubulações.

3- TUBULAÇÃO DE CPVC

Semelhante aos tubos de PVC, o CPVC (Policloreto de Vinila Clorado) é um derivado do anterior, entretanto, acrescenta-se cloro na sua composição química para torna-lo mais maleável. A principal diferença entre ele e o PVC é a sua capacidade de suportar altas temperaturas, trazendo hoje uma alternativa economicamente acessível para o público que deseja uma tubulação que suporte o uso de águas quentes.

4- TUBULAÇÃO PEX

O PEX ou polietileno reticulado é uma das tubulações menos utilizados em comparação as anteriores. A grande vantagem dele para os demais é a sua maleabilidade ideal também para águas quentes, mas não é recomendado para águas frias nem sistemas que exijam uma tubulação mais resistente.

Independente da tubulação escolhida conte com o Grupo Hidro Limpa para a manutenção do seu sistema hidráulico e hidrossanitário.

Entre em contato