MAPEAMENTO DE REDE

mapeamento de rede

CONHEÇA O MAPEAMENTO DE REDE

Lidar com entupimentos não é uma tarefa simples. Torna-se ainda mais difícil quando não é possível identificar o local obstruído de maneira habitual. Para isso, serve o mapeamento de rede. A técnica identifica o problema de obstrução em tubulações de difícil alcance, como em áreas subterrâneas e galerias pluviais. Conheça mais sobre esse serviço de vídeo inspeção oferecido pela Desentupidora Hidro Limpa.

O QUE É MAPEAMENTO DE REDE?

Caso já tenha feito um exame de endoscopia, saberá bem o que estamos falando. Não é objetivo dessa página explicar o procedimento médico. No entanto, a nível de comparação, na endoscopia uma micro câmera é inserida no paciente para analisar a parte interna e capturar imagens do sistema digestivo. De posse das imagens, o médico pode diagnosticar doenças e proceder com o tratamento mais adequado.

De modo similar, o mapeamento de rede tem como objetivo verificar as condições internas de bueiros, ramais, tubulações e encanamentos. Claro que, em proporções muito maiores, afinal de contas não estamos tratando de pacientes

A filmagem de tubulação é também conhecida como vídeo inspeção. Profissionais da Engenharia Hidrolimpa altamente capacitados para o trabalho utilizam equipamentos específicos com câmera de vídeo, robôs, cabeamento e iluminação adequada para captação de imagens do sistema de rede. O local da obstrução é identificado e a limpeza é realizada com qualidade e rapidez.

“O QUE PODE ACONTECER SE EU NÃO CONHECER A SITUAÇÃO ATUAL DAS REDES?”

Problemas envolvendo a rede de esgoto afetam a sociedade diretamente. Além do risco da contaminação do solo e lençol freático, o problema passa a ser de saúde pública, com possibilidade de afetar alimentos produzidos no solo e proliferação de doenças.

A falta de manutenção em redes de esgoto pode incorrer na aplicação de multas, e consequentemente, gerar transtornos maiores como a presença de odores, entupimentos, vazamentos, afloramento do esgoto e até refluxo para dentro do imóvel.

No período de chuvas, os extravasamentos podem aumentar em até 35% nos locais em que a rede de esgoto não foi feita de maneira regularizada. Ou seja, é melhor.

COMO FUNCIONA O MAPEAMENTO DE REDE?

Os serviços de filmagem utilizam equipamentos de inspeção remota e oferecem relatórios detalhados com imagens e vídeos da rede de água ou esgoto. O método pode ainda ser utilizado de maneira preventiva ou corretiva, já que inspeciona possíveis falhas no sistema e identifica fissuras ou obstruções nas tubulações.

Antes era necessário quebrar calçadas, pisos e paredes até encontrar o problema, o que acabava por gerar gasto de tempo e dinheiro. Hoje com o mapeamento, é possível economizar e, muitas vezes, identificar o problema antes mesmo que ocorra.

Para redes de pequeno e grande porte, a filmagem de rede da Engenharia Hidrolimpa é indicada para locais em que o acesso é difícil, não permitindo o trabalho manual. Cabos flexíveis são utilizados com intuito de inspecionar de forma eficiente tubulações em 360°, em indústrias, comércio, residências ou prédios.

Ao identificar o local da obstrução, os profissionais da Engenharia Hidrolimpa estão aptos a fornecer relatórios detalhados e resolver o problema da melhor maneira. Faça seu orçamento com a Engenharia Hidrolimpa.

Entre em contato conosco.

Saiba mais