ENTENDA COMO FAZER O GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS

gerenciamento de resíduos

O QUE É GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS?

É fato que um dos grandes desafios das sociedades contemporâneas é cuidado com o meio ambiente. Toda e qualquer atividade humana gera resíduos e, por isso, cada vez mais, a humanidade busca por soluções a fim de diminuir tamanho impacto ambiental.

Antes de tudo, é preciso ter em mente do que se trata o gerenciamento de resíduos sólidos.

Gerenciamento de resíduos sólidos se refere ao conjunto de procedimentos de planejamento, implementação e gestão que visa reduzir a produção de novos resíduos e proporcionar a coleta, transporte, armazenamento, tratamento e destinação final de resíduos.

Para saber mais sobre tais procedimentos, acesse o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, documento relevante neste tema, que lista e descreve tais ações.

Ah, e não podemos esquecer de relembrar o conceito de resíduos sólidos (previsto na Lei 12.305/2010 Art. 3° Inciso XVI): “material, substância, objeto ou bem descartado resultante de atividades humanas em sociedade, a cuja destinação final se procede, se propõe proceder ou se está obrigado a proceder, nos estados sólido ou semissólido, bem como gases contidos em recipientes e líquidos cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou em corpos d’água, ou exijam para isso soluções técnica ou economicamente inviáveis em face da melhor tecnologia disponível;”.

Em resumo, a grande importância do gerenciamento de resíduos está em garantir a preservação da natureza e da saúde de toda a população!

MAS, AFINAL, POR QUE EU DEVERIA ME INTERESSAR NESSE ASSUNTO?

Foi estabelecido pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, a Lei Federal nº 12.305/2010, que o responsável pelo gerenciamento ambiental é quem gera os resíduos sólidos. Além disso, cada tipo de resíduo tem sua peculiaridade, como a possibilidade de reuso ou reciclagem!

Quer entender as formas mais adequadas de realizar esse gerenciamento? Então fique com a gente da Gestão de Resíduos Hidrolimpa e, caso se interesse nesse tipo de conteúdo, acesse nosso blog em nosso site e fique por dentro desse mundo!

COMO FAZER O GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS?

Para elaborar um bom plano de gerenciamento de resíduos, leve em consideração os itens dessa lista, que são as etapas consideradas essenciais:

Diagnóstico: Nessa etapa, devem ser analisadas a origem, quantidade e caracterização dos resíduos para, assim, poder determinar a melhor destinação. Em resumo, o resíduo é “identificado”.

Plano: Nessa parte, são definidos os objetivos, abrangência, horizonte (tempo), metas, ações, cronograma e orçamento. No plano, também devem ser levadas em conta questões legislativas e normativas.

Execução: Depois de diagnosticar e planejar, chega o momento da execução. Nele, Gestão de Resíduos Hidrolimpa dá prosseguimento à destinação e processo que mais se adequar. Esse processo pode variar muito de acordo com o resíduo em questão.

Controle/monitoramento: Durante a execução, é preciso manter um processo de controle/monitoramento. Esse momento é importante para que a empresa tenha garantia que seus resíduos estão sendo gerenciados.

Então, gerenciar resíduos não é tão complicado como parece, não é mesmo?! Mas, para tornar esse procedimento tão importante ainda mais seguro e assertivo, entre em contato com a Gestão de Resíduos Hidro Limpa!!

Entre em contato conosco.

Saiba mais