O saneamento básico na sociedade

reformas de redes

REALIDADE DO SANEAMENTO

Quando a gente pensa na vida em sociedade, na maioria das vezes a imaginamos em algum tipo de construção seja ela uma casa, apartamento ou até mesmo uma indústria, e consequentemente damos uma solução automática para os dejetos que o ser humano irá produzir. Mas não é isso o que acontece na vida real. Se nossos imóveis não possuírem uma estrutura mínima para a conexão com a rede de saneamento da rua ou até mesmo se o bairro não possuir tal rede de saneamento básico os problemas estão só começando. Hoje você vai entender mais sobre o saneamento básico na sociedade

ORIGEM DO SANEAMENTO

Quando o ser humano se deslocava em busca de alimento na antiguidade, questões ambientais eram nulas. Entretanto com o desenvolvimento das cidades é inimaginável pensar em grandes centros urbanos sem uma estrutura mínima de saneamento básico. Por outro lado ainda há muitos municípios brasileiros que não se beneficiam de um sistema de saneamento eficiente.

A primeira civilização a adotar um sistema mais “higiênico”, tanto de manusear como de tratar a água e seus dejetos, foi a civilização romana, que separava a água para o consumo e a água destinada ao consumo humano em praça pública. Em sequência a civilização egípcia aperfeiçoou algumas técnicas e utilizou encanação de cobre no seu sistema de saneamento.

Além disso no Brasil, 35 milhões de brasileiros estão sem acesso ao atendimento de água, e aproximadamente 100 milhões de pessoas não têm acesso à coleta de esgoto. Quando se trata do tratamento, menos de 50% de todo o volume de esgoto é tratado. De maneira geral o tratamento ainda é muito pouco. O esgoto descartado de forma irregular na natureza é de 14 bilhões de litros, mais de 5 mil piscinas olímpicas.

FAÇA A MANUTENÇÃO DA SUA REDE

Portanto, boas práticas e normas de saúde pública recomendam boas práticas de higiene e um bom sistema de saneamento básico nos bairros e cidades. O Grupo Hidro Limpa conta com o segmento de Desentupidora para auxiliar a limpeza e manutenção da sua rede de tubulação. Isso garante para o seu imóvel um condição sempre de acordo com as normas de saúde e saneamento do seu município.