Descarte de óleo de cozinha

Reciclagem de óleo

Uma das principais causas de entupimento da rede domestica é o descarte irregular nos ralos e pias. Que não se deve jogar cabelo, papel ou quaisquer outros resíduos e materiais sólidos quase todos já tem conhecimento, entretanto, ainda são poucos os alertas sobre os malefícios do descarte do óleo de cozinha nas pias.

Em alguns condomínios por exemplo há a separação para coleta seletiva de resíduos sólidos, mas ainda são muito poucos os que dispõem de uma destinação correta para o óleo de cozinha, o que faz com que muitos moradores derramem o material em cana mesmo no ralo da pia por achar, que por se tratar de um liquido não trará nenhum dano ao meio ambiente e a tubulação.

Apesar de parecer inofensivo, o poder poluente de um litro de óleo descartado no ralo da pia é capaz de poluir um milhão de litros de água. Por ser um material viscoso e uma espécie de gordura o óleo se acumula na tubulação endurecendo com temperaturas mais frias obstruindo e expandindo a tubulação devido a pressão feita pela água.

A camada criada pelo óleo resfriado na tubulação precisa ser removida para aliviar a pressão da encanação. Outras desentupidoras utilizam produtos químicos para a remoção do material, essa prática apesar de resolver o problema temporariamente é danosa para o sistema de canos. A Desentupidora Hidrolimpa trabalha com dois tipos de serviços para a resolução de problemas como esse. Caso o entupimento seja mais recente e a obstrução for menos densa a mola rotativa irá empurrar o bloqueio ate a caixa de gordura que possui uma vazão maior e fará com que o fluxo corra normalmente. Mas caso a tubulação seja mais antiga e a obstrução mais densa o recomentado pelos especialistas da Desentupidora Hidrolimpa é que seja utilizado o processo de Hidrojato que, com a força da água, irá, além de empurrar a obstrução, quebrar em pequenos blocos os pedaços que estiverem impedindo a passagem normal da água.

O dano ao meio ambiente pode ser ainda maior já que o óleo, por não dissolver na água cria uma película que dificulta a passagem de luz e oxigênio, prejudicando o sistema marinho de funcionar. Também não é recomendado o descarte do liquido no solo já que sua absorção impede que o solo consiga drenar a água das chuvas, além dos seus compostos químicos prejudicarem a capacidade fértil da terra.

Caso seu condomínio ou bairro não possua um sistema de coleta de óleo usado, procure o lugar mais próximo a sua residência para a destinação correta, caso o material a ser retirado seja proveniente da sua indústria entre em contato com a Desentupidora Hidrolimpa para um descarte correto do material. Se a sua tubulação estiver comprometida devido a práticas antigas de despejo de óleo, também não existe em nos chamar. Nós do Grupo Hidrolimpa temos diversas soluções para o seu problema.