CAIXA DE GORDURA

caixa de gordura

FUNÇÕES DA CAIXA DE GORDURA E IMPORTÂNCIA DA LIMPEZA PERIÓDICA

EXECUTADO PELA DESENTUPIDORA HIDRO LIMPA

A caixa de gordura nada mais é do que um recipiente que evita que a gordura da pia se acumule na tubulação do local, o que poderia causar eventuais entupimentos ou até mesmo obstrução na tubulação do esgoto.

Basicamente, a caixa é formada por uma divisória vertical interna. Assim, quando o líquido gorduroso passa pelo ralo ele não se mistura com a água, mas forma uma camada de gordura que, com o passar do tempo, acaba se acumulando. Caso a gordura da caixa não seja removida de maneira periódica, ela pode transbordar e até comprometer o próprio fluxo de funcionamento da rede de coleta.

Neste artigo entenda quais são as principais funções da caixa de gordura e a importância da limpeza periódica dela.

QUAIS SÃO AS FUNÇÕES DA CAIXA DE GORDURA?

A caixa de gordura é um item essencial para a manutenção das redes hidráulicas em residências e empresas, com destaque para indústrias e restaurantes, uma vez que o volume desse efluente tende a ser maior nesses ambientes.

Como seu nome já nos dá a entender, ela consiste em uma caixa (geralmente pré-fabricada em PVC ou de concreto) que atua como um “balde” para coletar óleo e eventuais gorduras, separando-as da água. Sua função é exatamente essa: separar o óleo e eventuais gorduras da água.

Seu funcionamento ocorre então da seguinte maneira: no interior da caixa de gordura há uma quantidade pequena de água que funciona como um filtro para a gordura. Toda água proveniente da cozinha, inclusive aquela com óleo e gordura cai diretamente nessa caixa. Como óleo e água são elementos que não se misturam, a água escorre para a tubulação e os componentes de gordura são elevados até a superfície.

A gordura então fica acumulada em placas e, quando resfriada, ganha consistência sólida e forma pequenos blocos que ficam boiando na caixa. Os blocos permanecem lá até que a limpeza da caixa seja feita.

IMPORT NCIA DA LIMPEZA PERIÓDICA

Para evitar o acúmulo de gordura na tubulação e futuros entupimentos a limpeza da caixa de gordura se torna fundamental, uma vez que se não realizada a manutenção periódica outros problemas podem aparecer, dentre eles:

• Contaminação da água;

• Cheiro ruim na casa ou estabelecimento;

• Lento escoamento da água;

• Caixa de gordura transbordando.

Vale, aqui, destacar, que é recomendada a limpeza de caixa de gordura a cada 3 a 6 meses, a depender do tamanho do estabelecimento.

LIMPEZA DE CAIXA DE GORDURA É COM A HIDRO LIMPA

Precisando de limpeza de caixa de gordura? Fique tranquilo(a), pode contar com a gente. Pois veio ao lugar certo.

O Grupo Hidrolimpa é especializado em diversos serviços de desentupimento, hidrojateamento, construção e reformas de rede, entre outros. E é claro que a limpeza de caixa de gordura não ficaria de fora da gama de serviços oferecidos.

A Desentupidora Hidrolimpa conta com equipamentos e equipe altamente qualificadas para a execução de sucção e limpeza de caixas de gordura de todos os tamanhos. Entre em contato agora mesmo para fazer um orçamento.