Classificação de Resíduos Diferença Entre Classe I E II

gerenciamento de resíduos

Tudo aquilo que é sobra após o uso, seja numa indústria ou residência, é chamado de resíduo. Com o intuito de categorizar melhor cada resíduo foi criado algumas classes principalmente para facilitar o descarte e manuseio correto de cada material. Cada categoria é dividida prezando características de composição e periculosidade do resíduo. Entre as principais classificações vale destacar as Classes I e II que são divididos quanto a sua origem ou periculosidade sendo o I referente a produtos perigosos e que possuem características como a inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e algumas patogenicidades. Uma curiosidade sobre os resíduos classe I é que não necessariamente eles precisam ser objetos tóxicos ou cortantes. Há uma série de materiais mais comuns ao nosso dia a dia que são classificados como resíduos classe I, dentre eles: Pneus, pilhas e baterias, restos de tinta, remédios vencidos entre outros.

Os resíduos classe II por sua vez são produtos não-perigosos, e que quando submetidos a um teste em água apresentam ou não alguma solubilidade, ou seja, não há perca do material original na água. Geralmente são os materiais mais comuns em uma residência tais como, vidro, papel, plástico e metal. Uma característica dos resíduos classe II é que eles são subdivididos dentro da própria categoria, há os resíduos classe II-A e os classe II-B.

Os resíduos classe II-A ou não inertes, são aqueles que apresentam propriedades como ser combustíveis, biodegradáveis e/ou ser solúvel em água. São resíduos que em si não trazem dano ao meio ambiente por não ser corrosivo, tóxico ou inflamáveis. São exemplos de resíduos não inertes: os orgânicos como resto de comida, madeira, tecidos entre outros. Os resíduos classe II-B ou inertes possuem as mesmas características dos classe II-A, entretanto, quando submetido a água apresentam comportamento indiferente, ou seja, no geral não contaminara o meio deixando impróprio para o consumo.

Um ponto importante sobre os resíduos classe I e II é a destinação para esses materiais. E caso queira destinar o seu resíduo da melhor forma conte com a Gestão de Resíduos do Grupo Hidrolimpa para uma correta destinação dentro dos parâmetros legais e ambientais. Cada tipo de resíduo tem uma destinação segundo normas especificas da ABNT. São elas: ABNT NBR 13896/97 – Aterros de resíduos não perigosos classe IIA e IIB – Critérios para projeto, implantação e operação; ABNT NBR 10157/87 – Aterros de resíduos perigosos – Critérios para projeto, construção e operação.

Independente de qual for o resíduo da sua empresa ou residência entre em contato com a Hidrolimpa.