Transportes com carretas e caminhões tanques inox e ferro

Caminhão pipa

Uma das principais preocupações dos grandes centros urbanos e industriais é o descarte adequado dos resíduos por eles produzidos, entretanto fica a dúvida: como e qual a melhor forma de fazer o transporte desses resíduos? O método mais recomendado é através de transportes com carretas e caminhões tanques inox e ferro.

Primeiramente, é importante ressaltar que a responsabilidade pela coleta do lixo de uma determinada indústria ou espaço público é de quem o produz. Além disso, deve-se fazer o transporte desses resíduos de maneira adequada e segura.

A Hidro Limpa realiza o transporte desses resíduos com carretas e caminhões tanques inox e ferro ou transbordo interno, oferecendo ainda o seguro ambiental de transporte.

Para entender melhor acerca de cada um desses tipos de transporte e como a Hidro Limpa pode te ajudar, acompanhe a leitura desse artigo!

Consequências da Produção de resíduos sólidos
O conceito de resíduo sólido consiste no lixo em estado sólido ou semissólido que é resultado de atividades da comunidade industrial, doméstica, hospitalar, agrícola etc.

Nem é preciso dizer que com o processo de urbanização crescente, os resíduos sólidos têm aumentado progressivamente e se não forem descartados de forma consciente e responsável podem causar diversos problemas para o meio ambiente, além de afetar diretamente a saúde pública.

De modo particular, os metais e produtos químicos utilizados nas indústrias em sua maioria não são naturais nem biodegradáveis e isso indica a possibilidade de graves danos à saúde da população.

Tais resíduos podem ser de Classe 1 (contaminantes e tóxicos) e Classe 2 (possivelmente contaminantes).

Falando dos resíduos contaminantes e tóxicos, podemos entendê-los como os mais perigosos e exigem tratamento especial em virtude de suas características inflamáveis, reativas, corrosivas.

Imagine se esse lixo for transportado de qualquer maneira e algum acidente acontece no percurso? Já dá para imaginar a tragédia, não é?

Para evitar esses riscos, é preciso pensar num plano de transporte seguro para os resíduos sólidos produzidos.

Tipos adequados de transportes de resíduos sólidos
Primeiramente, os transportes de resíduos sólidos precisam obedecer a algumas normas estabelecidas pela Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) como:

– Manter bom estado de conservação;
– Manter um bom condicionamento dos resíduos;
– Ter os documentos de controle dos órgãos ambientais bem como atender as normas da legislação ambiental

Levando em consideração esses requisitos, vamos conhecer melhor os tipos de transporte mais adequados para os resíduos sólidos:

Carretas
As Carretas permitem erguer, movimentar e conduzir a carga seca com segurança, agilidade e proteção das cargas.

Caminhões tanques inox e ferro
Os Caminhões tanques inox e ferro são mais utilizados para a retirada de resíduos industriais e sanitários em grande quantidade. Mais seguro principalmente para transportar os resíduos contaminantes e tóxicos.

Transbordo interno
O transbordo interno é a passagem dos resíduos em caminhões compactadores menores para caminhões de maior capacidade de carga. Ele pode ser feito por meio de estações de transbordo ou em áreas abertas.

Seguro ambiental de Transporte
A Hidro Limpa oferece o Seguro Ambiental de Transporte em seu serviço de transporte e esse foi desenvolvido para os riscos relacionados às atividades de transporte de mercadorias e resíduos.

Ele oferece cobertura para possíveis danos que uma carga, seja ela perigosa ou poluente, possa causar ao meio ambiente.

Assim, o seu transporte será feito de maneira adequada com todo suporte de segurança necessário.

Conte com a ajuda da Hidro Limpa para que o transporte de resíduos sólidos da sua empresa seja adequado e seguro.

Entre em contato!